Antonio Oliveira demitido. E agora?

02/07/2024

Caiu!

Após mais um revés, Antonio Oliveira não resistiu aos péssimos resultados e acabou demitido do cargo. A grande pergunta que fica é, quem deve assumir?

De acordo com informações, o preferido para assumir o cargo é Fabio Carille, técnico com grande identificação com o clube, mas que ainda depende do aval do Santos, seu atual clube, para que o Corinthians avance nas negociações.

Mas, seria essa a opção mais acertada?

Fábio Carille comandou o Corinthians duas vezes. Na primeira passagem, ele foi efetivado como técnico em dezembro de 2016 e permaneceu até maio de 2018, dirigindo o time em 104 partidas, com 55 vitórias, 30 empates e 19 derrotas. Durante esse período, o Corinthians conquistou um Campeonato Brasileiro e três títulos estaduais. Na segunda passagem, entre 2018 e 2019, Carille comandou o clube em 79 jogos, com 31 vitórias, 26 empates e 22 derrotas. No total, ele acumulou 183 jogos como treinador do Corinthians, com 86 vitórias, 56 empates e 41 derrotas. Aproveitamento de 57%, ficando atrás apenas de Tite e Mano Menezes dentre os técnicos que comandaram a equipe de 2010 em diante.

Não tem como grande características um time com muito apetite de gols, tendo em suas passagens uma média de 1,27 gols por partida. Em contrapartida, a média de gols sofridos foi de 0,8 gols por partida.

Especialmente, o time de 2017 contava com Jadson e Rodriguinho em grande fase, além do retorno de Jô que foi o artilheiro da equipe no ano e decisivo em muitos jogos, especialmente o jogo que sacramentou o título com uma virada sobre o Fluminense em plena Neo Química Arena (na época ainda sem NR negociados).

Para a equipe de hoje, deixar de levar gols já é um grande negócio já que o time sofre gols em todos os jogos, mas não consegue ter a mesma efetividade quando o assunto é marcar gols, esse seria o primeiro passo para iniciar uma evolução na atual campanha da equipe.

Porém, a contratação depende da liberação de Carille pelo Santos, que até o momento informa que conta com o treinador para o próximo compromisso da equipe nessa sexta feira e não tem a intenção de liberar o profissional.

E o Vagner Mancini?

Vagner Mancini teve uma passagem pelo Corinthians relativamente bem sucedida em termos de aproveitamento, pegando a equipe na 17ª posição no campeonato brasileiro e levando o time até a zona de classificação da Sulamericana. Vale lembrar que o elenco de 2020/2021 contava com nomes que já não estavam no auge como Otero, Cazares, Luan, Ramiro entre outros. O time alternou alguns bons jogos, com jogos ruins, mas na maioria mostrando muita disposição e tirando alguns pontos no apagar das luzes. 

Com um elenco recheado de limitações e sem um armador fixo, já que Luan não estava performando e Cazares nem sempre estava disponível em sua melhor forma, dá pra se dizer que Vagner Mancini tirou leite de pedra e talvez, com o elenco atual que não é ruim, ao menos para estar na penúltima colocação, poderia apresentar algo novo.

Alguns outros nomes são especulados como Cuca e Ramon Diaz, porém um deles já tem o histórico de uma grande rejeição por conta da condenação após acusação de estupro de vulnerável, e apesar de achar que seria uma opção a recente desistência no Athletico Paranaense além do histórico com o outro Atlético (de Minas) em duas ocasiões já ligam o sinal de alerta sobre a confiabilidade de um trabalho com maior continuidade. Sobre Ramon Diaz, não consigo opinar, tem em seu currículo a conquista de uma libertadores com o River Plate em 1996 e a super copa sulamericana em 1997, mas no último trabalho à frente do Vasco da Gama não conseguiu engrenar.

O Corinthians corre contra o tempo para tentar encontrar um substituto para Antonio Oliveira, basta saber quem será e se conseguirá salvar o restante do ano, lembrando que além da briga para sair do Z4 no Brasileiro o clube ainda tem as disputas dos mata-matas da Copa do Brasil e da Copa Sulamericana. Em breve, saberemos.