Hamilton novamente P1
Após 945 dias, Lewis Hamilton enfim retornou ao lugar mais alto no pódio.
Hamilton celebra a vitória em Silverstone
FONTE: GE.com
Domingo, 07 de Julho de 2024, Silverstone - ING
Todos os ingredientes disponíveis para aquele que é considerado "O templo da F1", Sol, Chuva, Chuva, Sol.. Além de um grid inédito em Silverstone alinhando nada mais do que três pilotos britânicos nas três primeiras posições.
Parecia um páreo duro para Verstappen que largava em 4º, fechando a segunda fila ao lado de Lando Norris e atrás das duas Mercedes.
Apesar das dificuldades aparentes, Verstappen fez boa largada e logo ultrapassou Lando Norris e partiu pra cima das Mercedes e então, Hamilton já mostrou que estava com apetite, fazendo o papel de "Sancho Pança" bloqueando as investidas e dando espaço para George Russel ampliar a vantagem. Na volta 15, Lando Norris recuperou a 3ª posição após erros de Verstappen que além de lhe tirarem a posição, permitirão que o Britânico logo abrisse 1s de vantagem além de impor a melhor volta. O carro mamão Papaya voava em Silverstone, mostrando com clareza o quanto a Mclaren vem crescendo ao longo das últimas corridas e definitivamente entrando no páreo pelo título.
Quando a chuva começou, Verstappen ainda viu Oscar Piastri ultrapassar sua RedBull com sobras, deixando o líder do campeonato na 5ª colocação. Foi o estopim para as emoções explodirem na corrida, pois foi entre as voltas 18 e 20 que Hamilton ultrapassou Norris para logo após, os dois carros saírem da pista deixando espaço para a aproximação das Mclarens de Norris e Piastri. Ávidos por mais pontos, os dois pilotos logo aplicaram o bote sobre as Mercedes e assumiram a ponta.
O erro crucial da Mclaren
Como que para manter o costume, a Mclaren errou novamente na estratégia de paradas quando, na volta 27, chamou apenas Norris para colocar pneus intermediários, o britânico foi seguido por Hamilton e Russel. Nesse momento, a Mercedes mostra toda sua genialidade na troca "casada" que permitiu à Russel perder apenas 2s ao invés de 10s se continuasse correndo em pista molhada, tudo isso resultou na 6ª posição para Piastri após a troca realizada na volta 28. Verstappen que, de bobo não tem nada, já havia antecipado o cenário e já estava de pneu trocado à essa altura, assumiu a 3ª posição de Russel. Russel acabou abandonando a prova na volta 34 devido a problemas no sistema de água do carro. O grid seguiu com Norris, Hamilton e Verstappen nas primeiras posições, sob muita especulação com relação a parada da chuva e a troca para pneus slick.
Outro erro, agora com Norris
Na volta 39, com apenas um carro na pista, a Mercedes fez a troca para o composto macio, seguido por Verstappen que colocou a gama mais dura. Com a grande indefinição sobre qual gama usar, a Mclaren perdeu a liderança por conta de uma parada de 4s5, estendendo o tapete para o Heptacampeão assumir a ponta e faltando quatro voltas para o fim, com um carro muito mais lento, foi ultrapassado por Verstappen mesmo com pneus duros.
Hoje sim, Hoje sim!
Faltando exatamente três voltas para o final da corrida, a diferença entre Hamilton e Verstappen era de exatos 3s. Verstappen até tentou, colocando volta rápida e mais, porém não dava mais tempo.
Hamilton novamente estava no P1 e não podia ser em um lugar melhor, Silverstone, diante da torcida britânica que ficou enlouquecida nas arquibancadas. Após praticamente 3 anos, a última vitória havia sido em Jeddah no dia 05 de Dezembro de 2021, Hamilton voltou a vencer. A emoção estava nítida nas palavras do Britânico para a equipe e ficou mais evidente assim que o piloto parou o carro na posição 1 dentro da área de entrevistas.
Toda celebração ainda é pouco para esse que é um dos grandes pilotos de todos os tempos e que, pra mim, poderia ser chamado de Senna Britânico, pois ele é para os britânicos o que Senna foi para nós brasileiros, um exemplo de superação, de garra, superação de limites e dificuldades. Ainda que já com data final para sair da Mercedes, Hamilton ainda faz de tudo para entregar o máximo para sua atual equipe e ontem, em Silverstone, Hamilton fez tudo isso e mais um pouco, com toda a habilidade que só um Heptacampeão pode mostrar.