Queda na copa do Brasil. Culpa de quem?
Quero falar logo sobre resultadismo, pois esse é o que mais me incomoda em parte da torcida e da imprensa. Vi um post do Mauro Cezar entitulado "Já podemos falar do péssimo trabalho de Ramon Diaz".
Primeiro que eu acho que ele devia se preocupar com o Flamengo. Segundo, como já trouxe aqui em outro post, o aproveitamento do Corinthians nos últimos 17 jogos chega próximo aos 60%. No geral, desde que assumiu, Ramon tem um aproveitamento de 47%, ou seja, nos últimos 2 meses o rendimento melhorou bastante e se tivéssemos esse aproveitamento desde o início, o time não brigaria para fugir do G4. Longe claro, de ser um time que brigaria fortemente pelo título, não sou maluco, mas a história seria outra.
"Ahh, mas ele fez substituições questionáveis"
Aí que me pego pensando o como é fácil ser comentarista hoje em dia, pois se as mesmas substituições tivessem surtido efeito, Ramon seria o mestre da tática e o resultado teria surtido efeito.
A escolha por jogador A ou B pra quem está fora de campo é uma preferência pessoal, pra quem está na beira do gramado é entendimento do dia a dia e o que acha que vai surtir efeito. O mesmo Ramón, no jogo de ida, estava tomando um amasso no primeiro tempo, corrigiu a rota e equilibrou o jogo, podendo até empatar a partida. Acertar ou errar, faz parte do jogo, pra mim seriam erros abissais se ele tivesse tira um atacante pra colocar um volante ou zagueiro.
O resultadismo é tão insano, que vejo as mesmas pessoas que dizem que o Fagner não é mais jogador, falarem que era jogo pra ele entrar. Alô, coerência? (e nem questiono o futebol do Fagner, acho sim que da forma que jogamos, seria melhor ter ele para tentar uma bola alçada na área).
O mais maluco ainda é ver pessoas xingando, mas há duas semanas quando a CBF alterou as datas do jogo, pediam pro time não entrar em campo. Eu, sinceramente, adoraria um título, porém melhor coisa foi sair desse campeonato sujo, especialmente depois de tudo o que aconteceu.
Falando em alteração das datas, e aproveitando que o presidente da CBF disse que não houve impacto aos times, eu queria saber se ele consultou algum fisiologista para dizer isso.
O Gerson estava voando pra cima da nossa defesa, mesmo o Flamengo jogando com um à menos, será que é porque o último jogo dele tinha sido terça feira? Com isso Gerson descansou QUATRO DIAS para a disputa da semifinal, enquanto a maior parte do time Corinthiano descansou apenas DOIS (Do time que venceu o Athletico, não jogaram apenas Memphis, Cacá e Breno Bidon). Ficou nítido que o time estava cansado, especialmente no segundo tempo, com passes praticamente no pé e que os jogadores não dominavam, típico lance em que o cérebro pensa, mas o corpo não acompanha.
O Flamenguista pode vir falando que queríamos pegar o Flamengo desfalcado, mas já falei e volto à falar. Pedir a alteração é válido, alterar também desde que a rodada do Brasileirão fosse ADIADA. Se o pedido era poder fazer com que os times se enfrentassem em pé de equidade e não igualdade, era isso que a CBF deveria ter feito. Era isso que o jurídico do Corinthians deveria ter se apoiado e não só dizer que o Flamengo não podia pedir alteração de mando.
Vejo muito mais culpa do cansaço do que culpa das substituições. Vejo um time evoluindo e que pode sair dessa situação.
O que não dá pra ver é setorista tentando cravar notícia e plantando crise e acho que o elenco tinha que se pronunciar sobre isso. Que haja insatisfação de um ou outro, seus desejos pessoais não devem estar sobre a necessidade do Corinthians, porque se o time cair, é o emprego de vocês mesmo que vai pra vala.
Todavia, tenho certeza que existe muito oportunismo para gerar engajamento e tudo isso não passa de falácia, por isso que acredito que o elenco tinha se posicionar e desmentir tudo isso, desmascarar esses falsos jornalistas sanguessugas que querem viver às custas do sangue do clube.
O time evoluiu e pode fazer mais, porém não podem ser envolvidos nessas notícias que vão tumultuar um ambiente já instável. O clube precisa atuar para blindar o time desse tipo de coisa que só ira desconstruir o que vem sendo construido nos últimos meses.
Chega de procurar culpados, de plantar falsas crises.
VAI CORINTHIANS!